Programa SAÚDE E DOENÇA: PROCESSOS E TRANSIÇÕES
UNIDADE CURRICULAR: SAÚDE E DOENÇA: PROCESSOS E TRANSIÇÕES
Professores:
Enfº. Pedro Nogueira, Enfª. Luísa Pais, Enfº. Sérgio Soares, Enfº. Alexandre Oliveira
Enquadramento
Esta unidade curricular pretende conferir ao estudante uma formação de contornos próximos de ideias científicos, técnicos e humanos para a perceção de cuidados de saúde à pessoa a viver processos de transição entre saúde e doença.
Tem como finalidade capacitar o estudante para se preparar na recuperação, manter e melhorar a sua saúde e colaborar nos processos vividos em contexto familiar e social.
Objetivos
O estudante, no final da unidade deverá:
- Conhecer métodos de prevenção de doenças;
- Conhecer métodos de promoção da saúde;
- Desenvolver competências para lidar com situações de doença aguda e crónica;
- Perceber as transições entre saúde e doença, assegurando a qualidade de vida;
- Compreender as vivências experienciadas, nos processos de saúde/doença;
- Desenvolver a responsabilização para a saúde;
- Compreender a doença no ciclo vital;
- Identificar métodos de gestão de emoções decorrentes das transições saúde/doença.
Conteúdos
- Saúde e doença no ciclo de vida
- A morte, o sofrimento e a gestão de emoções
- Diabetes
- Cancro da mama
- Doenças da próstata
- Doenças respiratórias
- Hipertensão arterial
- Doenças degenerativas do sistema nervoso
- Cuidados continuados
- Cuidados paliativos
- Prevenção de lesões músculo esqueléticas
- Primeiros socorros
- Suporte básico de vida
- Alimentação Saudável
- Higiene e controlo de infeção
- Fibromialgias
- Enfarte do miocárdio
- Epilepsia
- Outros do interesse do aluno
Objetivos
- Adquirir conhecimentos sobre prevenção de doenças;
- Adquirir conhecimentos sobre promoção da Saúde;
- Adquirir competências para lidar com situações de doença aguda;
- Melhorar a qualidade de vida adequando comportamentos;
- Desenvolver a capacidade adaptativa ao estado de saúde para assegurar a qualidade de vida;
- Partilhar as vivências experienciadas , nos processos de saúde/doença;
- Promover a responsabilização para a saúde;
- Promover a aceitação da doença no ciclo da vida.
Métodos e estratégias de ensino/aprendizagem
Utilização de métodos expositivos e ativos; atividades em grupo e individuais, dinâmicas com “Estudos de Caso Clínico” e jogos pedagógicos. Recurso ao correio eletrónico para o estudo orientado, discussão e reflexão.