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Universidade Sénior da Curia

A Universidade Sénior da Curia é um porto de abrigo de afectos onde ninguém aprisiona os sonhos e não guarda para si até onde quer ir. É uma aldeia global onde todos se conhecem e querem estar juntos. Os olhares tocam todos os dias o Universo.

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Programa SAÚDE E DOENÇA: PROCESSOS E TRANSIÇÕES

UNIDADE CURRICULAR: SAÚDE E DOENÇA: PROCESSOS E TRANSIÇÕES        

 

Professores:

Enfº. Pedro Nogueira, Enfª. Luísa Pais, Enfº. Sérgio Soares, Enfº. Alexandre Oliveira

 

Enquadramento

Esta unidade curricular pretende conferir ao estudante uma formação de contornos próximos de ideias científicos, técnicos e humanos para a perceção de cuidados de saúde à pessoa a viver processos de transição entre saúde e doença.

Tem como finalidade capacitar o estudante para se preparar na recuperação, manter e melhorar a sua saúde e colaborar nos processos vividos em contexto familiar e social.

 

Objetivos

 

O estudante, no final da unidade deverá:

  • Conhecer métodos de prevenção de doenças;
  • Conhecer métodos de promoção da saúde;
  • Desenvolver competências para lidar com situações de doença aguda e crónica;
  • Perceber as transições entre saúde e doença, assegurando a qualidade de vida;
  • Compreender as vivências experienciadas, nos processos de saúde/doença;
  • Desenvolver a responsabilização para a saúde;
  • Compreender a doença no ciclo vital;
  • Identificar métodos de gestão de emoções decorrentes das transições saúde/doença.


Conteúdos

  • Saúde e doença no ciclo de vida
  • A morte, o sofrimento e a gestão de emoções
  • Diabetes
  • Cancro da mama
  • Doenças da próstata
  • Doenças respiratórias
  • Hipertensão arterial
  • Doenças degenerativas do sistema nervoso
  • Cuidados continuados
  • Cuidados paliativos
  • Prevenção de lesões músculo esqueléticas
  • Primeiros socorros
  • Suporte básico de vida
  • Alimentação Saudável
  • Higiene  e controlo de infeção
    • Fibromialgias
    • Enfarte do miocárdio
    • Epilepsia
    • Outros do interesse do aluno

Objetivos

  • Adquirir conhecimentos sobre prevenção de doenças;
  • Adquirir conhecimentos sobre promoção da Saúde;
  • Adquirir competências para lidar com situações de doença aguda;
  • Melhorar a qualidade de vida adequando comportamentos;
  • Desenvolver a capacidade adaptativa ao estado de saúde para assegurar a qualidade de vida;
  • Partilhar as vivências experienciadas , nos processos de saúde/doença;
  • Promover a responsabilização para a saúde;
  • Promover a aceitação da doença no ciclo da vida.

 

 

Métodos e estratégias de ensino/aprendizagem

Utilização de métodos expositivos e ativos; atividades em grupo e individuais, dinâmicas com “Estudos de Caso Clínico” e jogos pedagógicos. Recurso ao correio eletrónico para o estudo orientado, discussão e reflexão.

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